sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Tendência para o futuro

Se você pensar em como os objetos de nosso dia a dia estão convergindo para as múltiplas funções, não é difícil de pensar como seria o carro do futuro.
Com isso em mente, o inglês Philip Pauley criou um conceito de veículo do futuro chamado “Halo Intersceptor”, capaz de se transformar em um helicóptero, jato e barco.
Quatro em um
Originalmente o veículo é “somente” um automóvel com um belíssimo design de encher os olhos e capaz de chegar a uma velocidade máxima de 500 km por hora. Mas a inspiração de seu criador, talvez um pouco proveniente de “Transformers” fez com que o carro pudesse se transformar em diversos outros tipos de meios de transporte.
 Pelo que é possível perceber, as “partes” de cada um dos veículos simplesmente são encaixadas no carro para transformá-lo. O carro em si tem quatro lugares e uma aceleração incrível, pois consegue atingir 40 km/h em apenas 2 segundos. Ao encaixar as partes do jato, ele pode chegar a 25 mil pés.
Tire as asas, encaixe a hélice e o belo veículo passa a ser um helicóptero. Mas, se você preferir as águas em vez dos céus, basta encaixar o automóvel em uma espécie de barco para navegar em altíssima velocidade, sem sequer sair do conforto dos bancos reclináveis.
tenha uma idéia de como sera cada modelo
carro
                             O carro se transforma em outros meios de transporte

barco
                              

helicóptero

jato

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Sandwich Phone: celular-conceito com formato nada convencional

Um novo conceito de celular foi proposto ao mercado pelo designer sul-coreano Yeongwoo Kim. Batizado de Sandwich Phone, o novo aparelho traz uma ideia bem diferente e interessante para a organização das funcionalidades oferecidas ao usuário: a utilização de camadas.
Como o próprio nome sugere, o Sandwich Phone possui três camadas, como um sanduíche, que são responsáveis por armazenar diferentes funcionalidades do celular e são capazes de girar 360º, facilitando o acesso às ferramentas. É como virar as páginas de um livro.
Novo conceito de celular
Fonte: Yeongwoo Kim
O eixo que permite a rotação também é responsável por abrigar a bateria do aparelho, além do microfone, alto-falantes e conector para fone de ouvido. Na primeira camada do Sandwich Phone o usuário tem acesso às funcionalidades de telefone, tais como agenda, lista de contatos e teclado numérico.
A segunda camada, por sua vez, abriga todas as ferramentas para o usuário curtir uma boa música, muito semelhante ao iPod Shuffle, da Apple. Por fim, é na terceira camada que as funcionalidades da câmera são armazenadas.

A ideia do novo conceito surgiu com base na experiência dos usuários e visa diminuir a quantidade de gadgets no bolso das pessoas. Ainda não foram divulgadas informações sobre o custo do produto, mas espera-se que o Sandwich Phone saia do conceito logo e vire um aparelho de verdade.

10 tecnologias que mudaram a década


10. Televisores de alta-definição
TVs de tubo fizeram parte das casas das famílias de todo o mundo por décadas. Os designs mudaram, as dimensões mudaram, mas os tubos ainda persistiam. Até o lançamento dos primeiros aparelhos de DVD, as TVs CRT ainda eram as mais utilizados por todas as partes, mas isso começou a mudar na metade da década passada.
Muita evolução
Em 2007, pela primeira vez na história, os televisores de LCD superaram os televisores de tubo em número de vendas, o que passou a incentivar as fabricantes a reinvestirem em aparelhos de televisão que prezassem por alta definição. Assim surgiram também os primeiros aparelhos com tela de plasma e mais tarde as telas de LCD-LED.
Independente do tipo de tela utilizada, essas televisões de alta definição destacam-se por permitir que outras mídias também  evoluíssem. A qualidade de imagens em DVDs (e posteriormente Blu-rays ) passou a ser mais exigida, o que levou a tecnologia aos padrões HD de hoje, com filmes e jogos com resoluções altíssimas e qualidade muito superior às mais antigas.
9. Mídias de armazenamento
Se você sonha em ouvir: “Bons tempos aqueles em que para apresentar um trabalho na faculdade, a gente tinha de levar vários disquetes de 3 polegadas!”, esqueça! Ninguém nunca vai dizer isso para você. Além de possuírem pouca capacidade de armazenamento, tais dispositivos eram muito frágeis e por isso não era raro que seus dados fossem corrompidos.
Por isso as mídias de armazenamento tornaram-se tão importantes. Pendrives e unidades de memória flash (como cartões de memória) permitiram guardar quantidades muito maiores do que as que eram oferecidas pelos disquetes (que podiam guardar até 1,44 MB).
Pendrives são muito superiores
Não apenas as unidades portáteis, mas até mesmo os discos rígidos evoluíram muito. Em 2000, discos rígidos de 10 GB eram verdadeiros luxos, mas quase nada se comparado aos terabytes de hoje. Discos de gravação também merecem uma citação, afinal de contas, a evolução de CDs para Blu-rays garantiu 49 GB de dados a mais.
8. Processadores e chips gráficos
Os computadores não foram inventados para jogos. Na verdade, eles não foram nem mesmo inventados para uso pessoal, mas sim para comunicação militar. Porém, os avanços na tecnologia empregada pelos desenvolvedores permitiu que as máquinas ficassem menores e mais completas, possibilitando a utilização das mesmas para tarefas empresariais e domésticas.
Com isso, desenvolvedores passaram a criar jogos especialmente para computadores. Por um longo período, houve uma distinção muito bem definida entre video games e computadores, mas uma peça fundamental na história da tecnologia surgiu para acabar com as barreiras entre os jogos: as placas gráficas.
Os jogos evoluíram junto com as placas
Quanto mais elas evoluem, mais os jogos são melhorados para acompanhar. E evoluem tanto que chega um momento em que os consoles são ultrapassados pelos computadores em qualidade gráfica. Mas se você ainda não está convencido da importância  dessas placas, lembre-se de que elas também são responsáveis pela possibilidade de computadores rodarem vídeos em alta definição (e também 3D).
7. GPS
Muitos filmes e seriados fazem piada destes aparelhos porque os primeiros modelos costumavam dar informações bastante erradas sobre as direções em que os motoristas deveriam seguir.
Mas isso é passado, pois hoje os aparelhos são muito mais modernos e obtêm atualizações muito mais rápidas. Estes sistemas de mapas na informática também são responsáveis por vários outros serviços que até mesmo quem não possui um GPS está mais do que acostumado a utilizar.
Sim! Até no Google Maps
Google Street View (que acabou de chegar ao Brasil), Google Maps e tantos outros serviços que integram estes só se tornaram possíveis graças aos métodos de mapeamento por satélites.
6. iPods (MP3 Players)
Os tocadores portáteis de CDs surgiram ainda nos anos 90, mas os primeiros formatos portáteis só foram começar a se popularizar no início dos anos 2000. Em 2001, a Apple lançou o que seria um verdadeiro marco na história da tecnologia mundial: o iPod. Ainda sem o botão Click Wheel, a primeira versão do tocador garantia até 2500 músicas em sua memória.
Mais capacidade e mais qualidade
De lá para cá, o iPod evoluiu muito. Ganhou irmãos (iPod Nano, iPod Shuffle, iPod Touch) e muito mais capacidade de memória, sem falar nos vários recursos que foram adicionados aos aparelhos. Junto com ele, outros produtos também surgiram e fizeram com que o segmento dos tocadores portáteis ganhasse muitas novidades.
Depois dos MP3, vieram os MP4 e todos os outros sucessores que podem reproduzir vídeos, músicas e fotografias, podem tirar fotografias e gravar vídeos, podem possuir jogos, GPS e muitas outras funcionalidades que ninguém imaginava quando os primeiros iPods foram fabricados.
5. Smartphones
Os telefones inteligentes são importantes por um motivo: integrar computadores e celulares. Em uma definição rápida, smartphone é todo aquele celular que possui um sistema operacional, permitindo que aplicações sejam instaladas para os mais diversos fins, desde programas de edição de textos, até jogos e utilitários.
iPhone 4 é mais que um celular
Mas o mais legal mesmo é a conexão com internet por redes sem fio. Assim, os usuários podem baixar arquivos e acessar sites sem a necessidade de utilizar computadores para isso. É muito fácil notar que desde os primeiros aparelhos da BlackBerry, que eram voltados a aplicações profissionais, até os atuais iPhones, muita coisa mudou.
4. Notebooks e netbooks
É verdade que os notebooks não foram inventados na década em questão, mas foi nestes últimos anos que começou a ser possível encontrar os computadores portáteis por preços acessíveis. Um notebook que já chegou a custar 8 vezes o valor de um computador de mesa, hoje não chega a custar o dobro com marcas como Acer, Positivo e CCE.
Muito parecidos com os notebooks são seus irmãos mais modestos, os netbooks. Com tamanhos que ficam perto das 10 polegadas, os netbooks são ainda mais portáteis e muito indicados para quem passa muito tempo fora de casa ou do escritório, visto que possuem autonomia para muitas horas de uso.
Os preços baixos colaboraram para a popularização
Os computadores portáteis são considerados revolucionários, porque tiraram a computação de cima das mesas e a colocaram em movimento. Foi o passo que faltava para que a informática saísse de casa e começasse a alçar novos voos.
3. Transmissão de dados por redes sem fio
A internet sem fio é muito importante para o último item. Não fosse por ela, dificilmente os usuários encontrariam tantas funcionalidades disponíveis em seus computadores para que os levassem para fora de casa. E não são apenas os computadores que desfrutam das maravilhas da mobilidade.
Até mesmo nos celulares
Não fosse a transmissão de dados  sem fio, muitos aparelhos deixariam de ser tão úteis. Smartphones perderiam milhares de funcionalidades, video games portáteis não poderiam mais ser utilizados para partidas em rede, alem de e-readers, tablets e players portáteis também não poderiam mais ser utilizados para acesso à internet.
Também é necessário lembrar que os conceitos de internet sem fio foram utilizados também pelos desenvolvedores das tecnologias 3G, que levaram a internet para locais ainda mais distantes. Sem a necessidade de um hot-spot, a internet 3G é utilizada para acesso pessoal e permite que usuários conectem-se onde estiverem (a qualidade do sinal é variável).
Wi-Fi para a vida
Outros nomes de tecnologias para transferência wireless também merecem ser lembrados. O Bluetooth surgiu como recurso de celulares e hoje é empregado em muitos computadores e aparelhos; o infravermelho já não é tão utilizado, mas garantia muita diversão na época dos primeiros Gameboys coloridos; existe ainda o TransferJet que está para se consolidar no mercado.
2. Internet banda larga
O que você faz na internet? Joga? Baixa vídeos e músicas? Assiste a filmes em streaming? Pois todas estas opções só foram disponibilizadas para você porque a internet banda larga surgiu. Sabemos que nem todos os usuários possuem conexão rápida em seus computadores, mas foi esta conexão que permitiu que os grandes serviços fossem criados e crescessem tanto.
Muitos cabos para muita velocidade
Grande parte dos softwares que você usa em seu computador também só está no atual nível de desenvolvimento porque a banda larga permitiu. Exemplos não faltam: o Windows Live Messenger só possui tantos recursos gráficos porque é possível baixar seus mais de 100 MB rapidamente.
Outro exemplo: jogos multiplayer são muito grandes e exigem conexões rápidas para baixá-los. As partidas também exigem conexões de banda larga, pois somente assim os games são rodados sem travamentos. Em suma, há uma infinidade de softwares que só chegaram até onde estão hoje, porque a banda larga permitiu.
1. Motores de busca
Antes de dizer que não há motivos para colocar os motores de nesta lista, uma pergunta deve ser feita para você mesmo: “eu uso o Google com que frequência?”. É muito provável que você utilize o serviço pelo menos duas ou três vezes por dia. A grande maioria dos usuários de internet faz pesquisas o tempo todo.
Motor de busca brasileiro
Seja para encontrar um site ou um programa, o Google é a grande fonte de resultados. Em julho de 2000, o site atingiu a marca de 1 bilhão de páginas indexadas (hoje este número já passa da marca de 1 trilhão). Com indexações quase instantâneas, grande parte das páginas pode ser encontrada no motor de busca, minutos após a publicação.
Com este incrível número de páginas registradas nos servidores, dificilmente você poderá buscar por algo (que exista) e não encontrará nos resultados do Google. Em um resumo rápido, o Google revolucionou a década porque tornou possível o encontro de tudo o que há na internet em poucos segundos.





Como sera o celular no futuro



Para trabalhos com imagens e digitação, não há como negar que os Notebooks são (e provavelmente continuarão sendo por um bom tempo) os melhores equipamentos do mercado. Eles não são tão portáteis (apesar de que devem ficar cada vez mais finos), mas são confortáveis e garantem boa acessibilidade.
Contudo, a tendência natural é de que todas as tecnologias presentes nestes computadores de colo logo sejam reduzidas a tamanhos muitas vezes menores, cabendo na palma da sua mão. Isso mesmo, logo seu celular vai ter processador, memória, espaço em disco e recursos equivalentes, mantendo proporções similares.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Por que as letras no teclado não seguem a ordem alfabética.



Acredite se quiser, mas o teclado que usamos hoje - conhecido como QWERTY (por causa das seis primeiras letras na fileira superior, na mão esquerda) - foi escolhido por tornar a digitação mais lenta. Isso aconteceu porque as primeiras máquinas, de 
tecnologia  rudimentar, travavam os tipos quando a datilografia era muito rápida. Quando o impressor americano Christopher Latham Sholes (1819-1890) inventou a máquina de escrever, em 1868, tentou ordenar as letras em ordem alfabética - como acontece na segunda fileira, onde temos uma seqüência quase completa: DFGHJKL. As mudanças de posição foram feitas para forçar o datilógrafo a bater as teclas numa velocidade adequada, sem embaralhar os tipos. Por isso, o E e o I, duas das letras mais freqüentes na língua inglesa, foram retiradas da segunda fileira, a mais acessível. A letra A, outra das mais comuns, ficou relegada ao dedo mínimo esquerdo, o menos hábil de todos.


Em 1932, depois de 20 anos de estudo, August Dvorak, também americano, criou o teclado que leva o seu nome, extremamente eficiente para língua inglesa: 3 000 palavras podem ser escritas com as letras da fileira principal (contra 50 no teclado QWERTY) e a mão direita é a mais usada. Alguns fabricantes chegaram a realizar competições entre os dois teclados para determinar qual era o melhor. Infelizmente, o datilógrafo que usou o QWERTY havia memorizado o teclado inteiro, enquanto o outro ainda catava milho. Por conta disso, o QWERTY acabou se tornando padrão industrial e assim permanece até hoje.

                                                                          Nintendo

O significado da palavra Nintendo pode ser: "Equipare-se aos céus", "Deixe que os céus façam por você", ou até mesmo: "Alcance o paraíso". Esse nome tem a intenção de dar um sentimento de superioridade ao consumidor e ser uma forma de propaganda e marketing com objetivo de comparar a Nintendo a uma "bênção divina" e relacioná-la a Deus.
A Nintendo foi criada por Fusajiro Yamauchi em 1889 e fabricava cartões artesanais de um tipo de baralho tradicionalmente japonês chamado Hanafuda. Em 1950Hiroshi Yamauchi, bisneto de Fusajiro, fez uma parceria com a Disney para produzir cartas estampadas com seus personagens.
Já na década de 1960, Hiroshi Yamauchi tentou obter sucesso em outras áreas: fundou uma rede de TV, uma companhia alimentícia - que tentou vender arroz instantâneo, no estilo do macarrão instantâneo - e até mesmo motéis. Mas Hiroshi não conseguiu obter o sucesso desejado, as empresas faliram e, ainda por cima, após as Olimpíadas de Tóquio a venda de baralhos diminui, quase levando a Nintendo à falência.
Em meados da década de 1970 a empresa começa a perder mercado para fabricantes de jogos eletrônicos como Bandai e Atari e entra definitivamente neste ramo com a fabricação de pequenos aparelhos eletrônicos equipados com um eram LCD, chamados Game & Watch. O então criador Gunpei Yokoi daria início à era digital da empresa que prosseguiria ao longo das décadas de 1970 e 1980, com a fabricação de fliperamas. Mas os fliperamas da Nintendo não emplacavam nos Estados Unidos.
Então, Shigeru Miyamoto, um designer trabalhando desde 1977 na empresa, fora chamado para criar um jogo que pudesse usar os gabinetes do mal-sucedido Radar Scope. Miyamoto, que não entendia nada de tecnologia, criou um game sobre um marceneiro chamado Jumpman que salvava sua namorada de um gorila. Donkey Kong, lançado em 1981, foi um sucesso, e revelou dois personagens: o Donkey Kong, e Mario, que se tornaria mascote da empresa.                                 
Após outros arcades bem sucedidos, como Donkey Kong Jr., e Mario Bros., a empresa resolveu investir num console. O Famicom (Family Computer) foi lançado no Japão em 1983, e em 1985 foi lançado nos Estados Unidos com o nome NES (Nintendo Entertainment System). O NES é apontado por "salvar" a indústria de videojogos que tinha entrado em crash no ano de 1983, vendendo cerca de 60 milhões de consoles. Com as grandes vendas deste console e dos jogos Super Mario Bros.MetroidThe Legend of Zelda e Kid Icarus a Nintendo consagra-se definitivamente como líder mundial e torna-se símbolo de toda uma geração. Nessa época, muitas pessoas nem mesmo usavam o termo "console", preferindo referir-se a esse tipo de aparelho simplesmente como "Nintendo".

Em 1995, a Nintendo anunciou seu próximo console, o Nintendo 64, e a Sony, gigante no mundo dos aparelhos eletrônicos, lançou a PlayStation (inicialmente planeado como periférico para o SNES, para ler CD's). Como a consola da Sony usava CDs, e o Nintendo 64 mantinha os cartuchos (devido aos seus tempos de loading serem muito menores), a maioria dos fabricantes abandonou a Nintendo para trabalhar com a Sony. O Nintendo 64 foi lançado em 1996 e foi superado pelo PlayStation, ficando em 3° lugar, atrás também do Sega Saturn, mas garantiu a segunda posição nos EUA.

A historia dos consoles





Como tudo começou
  cada semana irei contar uma parte dos consoles mais famosos playstation super Nintendo e Xbox!





A origem da PlayStation remonta a 1990, quando a Nintendo planejava uma expansão de CD-ROM para o Super Nintendo. A Sony que desenvolveu o chip de som do SNES, foi escolhida para desenvolver a expansão. Após vários desentendimentos entre as duas empresas, a Nintendo infelizmente fez seu maior erro e decidiu cancelar o projeto e fazer outra parceria com a Philips.
O que no futuro seria chamado de Play Station já se encontrava em avançado estágio de desenvolvimento e seu engenheiro Ken Kutaragi convenceu a Sony a lançá-lo no mercado como um console de videogames independente. No final de 1994 chegava ao mercado japonês o PlayStation e um ano depois era lançado nos Estados Unidos.
Mesmo com a chegada de concorrentes poderosos como Nintendo 64Sega Saturn e o Sega Dreamcast, o PlayStation era o mais vendido com uma linha de jogos já estabelecida e de grande sucesso como Resident EvilCrash Bandicoot,Megaman X4CastlevaniaTomb RaiderMedal of HonorDino CrisisTekkenGran TurismoFinal FantasyWinning Eleven entre outros. O console ainda recebeu massivo apoio da EA e sua linha esportiva EA Sports.
Em meados de 2000, o PlayStation passou por uma re-estilização ficando menor com curvas arredondadas. Esse console recebeu o nome de PSone, agora na cor branca



O PlayStation foi sendo abandonado aos poucos e teve sua produção encerrada em 2006. Cerca de 100 milhões de consoles PlayStation foram vendidos em todo mundo.